quinta-feira, 1 de março de 2012

A Origem dos Meses do Ano


Olá amigos, hoje acordei curiosa sobre "A Origem dos Meses do Ano" e fui pesquisar:


Janeiro
era dedicado ao deus de duas faces, JANUS. Ele presidia à passagem entre coisas, tanto que uma das palavras usadas para “porta”, em Latim, era JANUA.
É o primeiro mês do ano nos calendário juliano e gregoriano. É composto por 31 dias. O nome provém do latim Ianuarius, décimo-primeiro mês do calendário de Numa Pompílio, o qual era uma homenagem a Jano, deus da mitologia romana. Júlio César estabeleceu que o ano deveria começar na primeira lua nova após o solstício de inverno, que no hemisfério norte era a 21 de dezembro, a partir do ano 709 romano (45 a.C.).

Fevereiro: era o mês da purificação. FEBRUA era o nome das festas de purificação que ocorriam nesta parte do ano.
É o segundo mês do ano, pelo calendário gregoriano. Tem a duração de 28 dias, a não ser em anos bissextos, em que é adicionado um dia a este mês. Já existiram três dias 30 de Fevereiro na história. O nome fevereiro vem do latim februarius, inspirado em Februus, deus da morte e da purificação na mitologia etrusca. Originariamente, fevereiro possuia 29 dias e 30 como ano bissexto, mas por exigência do Imperador César Augusto, de Roma, um de seus dias passou para o mês de agosto, para que o mesmo ficasse com 31 dias, semelhante a julho, mês batizado assim em homenagem ao Imperador Júlio César.
Março na Europa, era o começo da Primavera. Logo, o tempo era mais agradável. Mas aqueles sujeitos, em vez de aproveitarem o tempo bom para folgar, se dedicavam às campanhas militares. Logo, dedicaram o mês ao deus MARS, Marte, que presidia às guerras.
O mês de março é o terceiro mês do ano no calendário gregoriano e um dos sete meses gregorianos com 31 dias. O seu nome deriva do deus romano Marte.
Abril quando as flores abriam, de APERIRE, “abrir”.
É o quarto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. O seu nome deriva do Latim Aprilis, que significa abrir, numa referência à germinação das culturas. Outra hipótese sugere que Abril seja derivado de Aprus, o nome etrusco de Vénus, deusa do amor e da paixão. É por esta razão que surgiu a crença de que os amores nascidos em Abril são para sempre.
Maioera o mês dedicado ao DEUS MAIUS, o “deus maior”, Júpiter.
É o quinto mês do calendário gregoriano e tem 31 dias. O seu nome é derivado da deusa romana Bona Dea da fertilidade. Outras versões apontam que a origem se deve à deusa grega Maya, mãe de Hermes.
Junhoalguns dizem que era o mês dos JUNIORES, os “jovens”, aqui pensados como os novos soldados da nação.
É o sexto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. O seu nome é derivado da deusa romana Juno, mulher do deus Júpiter.
Julhorecebeu, de Marco Antônio, o nome de JULIUS CAESAR.
É o sétimo mês do ano no Calendário Gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Julho deve o seu nome ao imperador romano Júlio César, sendo antes chamado Quintilis em latim, dado que era o quinto mês do Calendário Romano, que começava em Março. Também recebeu esse nome por ser o mês em que César nasceu.
Agostorecebeu o apodo do primeiro imperador romano, AUGUSTUS CAESAR, filho adotivo de J. César. Não querendo que o seu mês fosse menor do que o anterior, tirou um dia de fevereiro para poder ficar com 31.
Do latim Augustus, é o oitavo mês do calendário gregoriano. É assim chamado por decreto em honra do imperador César Augusto. Este não queria ficar atrás de Júlio César, em honra de quem foi baptizado o mês de julho, e, portanto, quis que o “seu” mês também tivesse 31 dias. Antes dessa mudança, agosto era denominado Sextilis ou Sextil, visto que era o sexto mês no calendário de Rômulo/Rómulo (calendário romano).
Os demais meses receberam o seu nome da sua ordem. No antigo calendário romano, o ano começava em março.
Setembro: É o nono mês do ano no Calendário Gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Setembro deve o seu nome à palavra latina septem (sete), dado que era o sétimo mês do Calendário Romano, que começava em Março. Na Grécia Antiga, Setembro chamava-se Boedromion.
Outubro: É o décimo mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Outubro deve o seu nome à palavra latina octo (oito), dado que era o oitavo mês do calendário romano, que começava em março. Uma curiosidade é que outubro começa sempre no mesmo dia da semana que o mês de janeiro, quando o ano não é bissexto.
Novembro: É o décimo primeiro mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Novembro deve o seu nome à palavra latina novem (nove), dado que era o nono mês do calendário romano.
Dezembro: É o décimo segundo e último mês do ano no Calendário Gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Dezembro deve o seu nome à palavra latina decem (dez), dado que era o décimo mês do Calendário Romano.
Curiosidade sobre o calendário:Embora não houvessem comunicações e nem os povos antigos conhecessem outros modelos mais precisos para a contagem do tempo, foram os calendários mais simples como a lunação e os sete dias da semana que permitiram aos historiadores refazer em tempo real todos os eventos históricos.

Fontes: Consultório Etimológico e Curiosidades




Fone:   (11) 3685-4713 ~ 3681-0222 ~ 9546-2857 vivo
horário de atendimento (seg a sex - 13:00 às 20:00)
glauceri@terra.com.br

Copyright© 2012 ~  The Energy Extension, Inc ~ Todos os Direitos Reservados