quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Sabesp se nega a publicar contratos de empresas que mais consomem água


Informação! .... Você Sabia...
.............
Companhia defende sigilo de dados alegando “segredo industrial” e “direito à privacidade”
Natalia Viana, da Agência Pública
Embora a LAI (Lei de Acesso à Informação) determine, já no seu primeiro artigo, que toda a administração pública está sujeita a ela, incluindo “autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista e demais entidades” a Sabesp parece se considerar uma exceção.
Desde dezembro do ano passado, nossa reportagem pede, através da LAI, os contratos de Demanda Firme assinados pela Companhia de Saneamento com cerca de 500 empresas para o fornecimento de altos volumes de água. Juntas, elas consomem, em média, 1,9 milhão de m³/mês.
Agora, em resposta ao recurso da reportagem a Sabesp alega que as empresas têm direito à privacidade como as pessoas, este estabelecido pelo artigo 5º da Constituição. “A pessoa jurídica goza das garantias relativas à privacidade, garantindo-lhe o direito a segredos comerciais, fórmulas e métodos que lhe pertencem reservadamente, constituindo os elementos que compõem sua esfera privada”, defende a empresa na resposta (leia na íntegra no site dA Publica).
Para a advogada da organização Artigo 19, Karina Quintanilha, a comparação não tem respaldo legal.
— O direito à privacidade, assim como o direito à informação, é um direito humano e tem certos critérios para ser aplicado. Não existe direito à privacidade de uma empresa, de pessoa jurídica.
Segundo ela, a posição da Sabesp não leva em conta a sujeição da empresa à Lei de Acesso.
— A regra é o acesso à informação, a abertura dos documentos públicos e contratos. A exceção é o sigilo, e somente nos casos previstos na lei, nenhuma outra hipótese seria possível. Como a Sabesp é uma empresa de economia mista, está enquadrada no artigo primeiro, não tem como fugir disso.
A Sabesp também alega risco de prejuízo às empresas contratantes.
— As informações solicitadas que se referem a um dos segmentos de mercado atendido pela Sabesp, podem apresentar uma vulnerabilidade, tais como perdas financeiras e ameaças à realização de seus objetivos.
Mas esse argumento também não se justifica, segundo a advogada.
— Estamos falando de contratos públicos já que a empresa por vontade própria estabeleceu uma relação jurídica com um órgão público. A partir do momento em que ela firmou esse contrato de demanda firme com a Sabesp, [o contrato] está sujeito à lei da transparência.
Para ela, a disponibilidade de contratos dessa natureza é fundamental “para que se tenha acesso à forma como esses órgãos administram os recursos públicos – no caso, a água”.
Na mesma resposta, a Sabesp menciona o Artigo 29 do decreto 58.052, que regulamentou a LAI no Estado de São Paulo, e determina: “O disposto neste decreto não exclui as demais hipóteses legais de sigilo e de segredo de justiça nem as hipóteses de segredo industrial decorrentes da exploração direta de atividade econômica pelo Estado ou por pessoa física ou entidade privada que tenha qualquer vínculo com o poder público”.
Segundo Karina, para que exceção pudesse ser feita teria que haver uma ação prévia da empresa nesse sentido.
— [A Sabesp] deveria previamente classificar o sigilo, se fosse o caso, de acordo com a LAI. No caso do pedido sobre os contratos de demanda firme, caso existisse alguma informação protegida pelo sigilo industrial eles teriam que apresentar o registro disso. Mas essa é uma hipótese muito improvável já que o sigilo industrial ocorre quando tem alguma ‘fórmula’ da empresa a ser protegida por exemplo.
Precedente negativo
Em um caso similar, o TRF da 2ª Região decidiu favoravelmente ao pedido do jornal Folha de S. Paulopara obter “relatórios de análise” de contratos firmados pelo BNDES. “Não há como acolher a tese de que o BNDES exerceria suas atividades de maneira idêntica às instituições financeiras privadas, sob o regime de direito privado, de modo a isentá-lo da fiscalização de toda a sociedade brasileira”, argumentou o juiz. E ainda acrescentou que “(…) os ‘Relatórios de Análise’ objeto do presentemandamus (ação judicial) são documentos produzidos pelo Órgão da Administração Indireta e que versam sobre utilização de recursos públicos, enquadrando-se, portanto, perfeitamente nas disposições da Lei de Transparência”.
A reportagem recorreu à segunda instância, que é Corregedoria-Geral da Administração (CGA), e está aguardando a resposta. Para Karina, se a tese da Sabesp for acatada pela CGA, pode abrir um precedente perigoso, “justamente porque através desses documentos de contratos é que a gente consegue informações precisas sobre as negociações estabelecidas ente empresas e o poder público”, explica a advogada da Artigo 19.
— A Sabesp está colocando o segredo industrial como um princípio maior, acima do direito à informação. Isso levaria com certeza a um precedente muito negativo para a liberdade expressão e o acesso à informação.
A Sabesp já foi alvo de críticas da organização, que monitora a aplicação da LAI no país, em um relatório publicado em dezembro sobre a crise do sistema Cantareira. De sete pedidos feitos à Companhia, nenhum foi respondido.
— A gente entende que justamente nesse momento de crise é essencial garantir a transparência. É isso que vai possibilitar que a sociedade possa participar das decisões, e elas podem se continuamente monitoradas e acompanhadas pelas pessoas que são as mais afetadas.
Contratos estimulam o consumo de água
Os contratos de demanda firme estão no centro da discussão sobre as políticas adotadas pela Sabesp nos últimos anos. Eles começaram a ser usados em 2002 pela Sabesp como forma de “fidelizar” clientes do comércio ou indústria que têm grande consumo de água. Em 2010, o contrato passou a valer para clientes que consomem acima de 500m³/mês. Empresas como a General Motors do Brasil, o aeroporto de Congonhas, a SPTrans, o Jockey Club de São Paulo, a Ford Brasil e a Universidade Metodista  já assinaram contratos dessa modalidade, garantindo um desconto que pode chegar a ate 40% do valor pelo alto consumo de água.
O programa prevê um consumo mínimo de água. Se o cliente consumir menos, pagará o valor completo de todo jeito. Se ultrapassar a quantidade acordada, paga a diferença. Ou seja, a empresa é penalizada se economizar, e é instada a usar mais água, já que pagará de qualquer forma. Outro problema nesse tipo de contrato é que a Sabesp exige exclusividade de fornecimento. Uma reportagem do Valor Econômico mostrou que um centro comercial na zona oeste de São Paulo foi forçado a abandonar dois poços artesianos para receber apenas água da Sabesp, em troca do desconto na conta.
As taxas cobradas não estão disponíveis no site da Sabesp. Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa afirmou apenas que “cada contrato tem sua característica própria” e “as informações são confidenciais”. De acordo com os dados do Plano Estadual de Recursos Hídricos 2004-2007, o setor industrial respondia por 30,4% do consumo de água no estado.
A Sabesp finalmente reviu essa obrigação de consumo mínimo em março do ano passado, depois do agravamento da crise hídrica. Em 29 de dezembro, durante uma audiência na Arcesp, chegou a anunciar a intenção de isentar os clientes dos contratos de demanda firme da sobretaxa dos consumidores que aumentarem o consumo em relação à média do ano anterior – afinal liberada pelo TJ para vigorar neste janeiro. Depois da repercussão negativa já no dia seguinte nos jornais, as grandes clientes foram incluídas na sobretaxa. Mas os descontos previstos pelos contratos de demanda firme continuam a vigorar.
Para Marussia Whately, coordenadora da Aliança pelas Água, coalizão de organizações da sociedade civil, esses contratos não levam em conta que a água é um bem escasso e é muito importante que sejam conhecidos pela população.
— Muitas vezes os contratantes são prestadores de serviços para as pessoas, como supermercados, academia de ginásticas; com a crise há um interesse ainda maior em relação a como a água consumida.
Além disso, destaca que “a postura da Sabesp e do governo do Estado, de ausência de informações claras e de canais mais amplos de diálogo com a sociedade, até contribuiu para piorar a crise”.
20/1/2015 às 19h22 (Atualizado em 20/1/2015 às 20h05) por Natalia Viana, da Agência Pública
Glaucia Cerioni
Osasco-SP-Brasil, 15.01.2015

Esta informação é gratuita e está disponível para que a imprima, copie ou distribua como desejar, contanto que compartilhe a pesquisadora Glaucia Cerioni ~ glauceri@terra.com.br.
No entanto seus Direitos Autorais proíbem sua venda de qualquer forma, exceto pelo editor/autora.

Copyright© 2015 ~  Glaucia Cerioni ~ Todos os Direitos Reservados

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Água - o elemento que nos chama à maior atenção!

Bom Dia Amigos,

Estou aqui nesta linda manhã de 15.Janeiro.2015 pensando em quais são os bons hábitos que podemos cocriar na vida diária, para o uso mais consciente do elemento água...

Que tal começarmos construindo maior consciência, sobre o potencial de nossos reservatórios em SP?

Este vídeo de Novembro.2014 nos dá uma ideia de um plano de ação que a natureza possa nos reservar... Assista!


Assistiu o vídeo?
Agora veja como ficou o volume dos reservatório ao longo destes 2 meses de chuvas...



                                                            

Viu?
Então percebeu que nosso sistema está recebendo chuva homogênea nos últimos 2 meses e isso ainda não é significativo para o volume de águas ter subido no sistema Cantareira...

Por quê?

Porque precisamos de 2 a 3 anos com um fluxo de chuvas contínuo para que o sistema cantareira volte a ser um reservatório abundante.

Enquanto isso vamos mudar nossos hábitos para que a água que temos seja melhor utilizada.

1ª providência - Sua inciativa pessoal:

Tudo começa na Intenção... por exemplo...
"Escolho que 2015 seja Próspero! Agradeço a toda água do planeta, peço perdão por toda ignorância no seu uso. Assumo minha responsabilidade no uso mais consciente e expresso a intenção de fortalecer o elemento água no seu potencial de constante regeneração em nossa atmosfera. Que a chuva seja homogênea ao longo do ano para que os sistemas Cantareira, Alto Tietê e Guarapiranga de SP voltem a ter seu volume útil a partir de 80%. 
Em paralelo desejo que cada indivíduo, órgãos e empresas públicos e privados tenham maior consciência do uso da água na vida diária. Que todos os recursos captados de contas pagas e de doações, advindos de cidadãos, entidades corporativas, entidades públicas estatais e não-estatais, sejam integralmente utilizados de forma apropriada para aprimoramento e funcionamento de todo sistema hídrico de nossa população. E Que tudo se dê no potencial mais elevado, nas bênçãos da Terra para o bem maior de todos nós!"

Agora Crie sua própria intenção e siga com um plano de ação, sobre o que é possível você fazer em sua própria casa e trabalho
... 
Aqui vão algumas dicas:
Como você lava louça?
Pare de deixar a torneira aberta.

Usando uma bacia com água e sabão/detergente você pode tirar todo resíduo da louça, molhando na água da própria bacia, aí então somente abre a torneira para enxaguar. 

Comece com os copos,
Depois pratos e talheres e
Por último as panelas.

Suas louças ficam bem limpinhas e você economiza!

Descarga vazando, arrume!

É possível soltar a água de sua máquina de lavar roupas no quintal para lavá-lo? Faça!

Banho ... Alimentação ... tudo saudável e customizado...

Consegue fazer mais? Ótimo.

Aprenda a captar a água da calha do seu telhado para lavar o quintal.

Você tem área aberta ao céu no terreno de sua casa?
Quebre parte do cimento, faça um canteiro de terra, permitindo à terra respirar e que às águas das chuvas possam ser absorvidas pelo solo.
Pode parecer pouco, mais é muito se cada morador de casa fizer isso. Comece por você!

Falando em respirar...
Sabia que as árvores são parte do sistema respiratório da terra? Sim elas são como nosso pulmão!
Preferencialmente plante árvores frutíferas ou floríferas no chão!

Nas zonas urbanas evite plantar seringueiras, eucaliptos... informe-se na secretaria do meio ambiente de sua região, eles saberão te informar quais são as apropriadas!

2ª providência - A iniciativa pública:

Faça uso de sua voz...
Ligue na ouvidoria pública de sua cidade reclamando seus direitos... Disque 162

Podas de árvores em vias públicas, é para ser feito anualmente pela prefeitura de seu município.
Se não estão fazendo, Cobre... Entre com um pedido de poda... Você é o cidadão... Você Pode!

Viu vazamento na rua?
Disque 115 e faça sua reclamação na prestadora de água e esgoto!
Anote sempre número de protocolo, quando houver... assim poderá acompanhar e cobrar a execução do serviço...

Ao longo destes anos vamos seguir compartilhando nossos passos, deixe aqui sua sugestão de idéias práticas que possamos realizar... É muito bem vind@!

Abraços e um Maravilhoso Dia para Nós!

Glaucia Cerioni
Osasco-SP-Brasil, 15.01.2015

Esta informação é gratuita e está disponível para que a imprima, copie ou distribua como desejar, contanto que compartilhe a pesquisadora Glaucia Cerioni ~ glauceri@terra.com.br.
No entanto seus Direitos Autorais proíbem sua venda de qualquer forma, exceto pelo editor/autora.

Copyright© 2015 ~  Glaucia Cerioni ~ Todos os Direitos Reservados

Telefones de Utilidade Pública


A Anatel uniformizou, em todo o Brasil, os códigos dos serviços de emergência, de utilidade pública e de apoio aos serviços de telefonia fixa. De acordo com a Resolução 357/2004, todas as chamadas para os serviços públicos de emergência são gratuitas. As chamadas para os demais serviços de utilidade pública poderão ser tarifadas pelo valor de uma chamada local. 

Serviços Públicos de Emergência
*As ligações são gratuitas
Secretaria dos Direitos Humanos100Serviços de Emergência no Mercosul128
Delegacia de Atendimento à Mulher180Disque Denúncia181
Salvamar185Polícia Militar190
Polícia Rodoviária Federal191Remoção de Doentes (Ambulâncias - SAMU)192
Corpo de Bombeiros193Polícia Federal194
Polícia Civil197Polícia Rodoviária Estadual198
Defesa Civil199  

Demais Serviços de Utilidade Pública
*As ligações podem ser tarifadas como locais
Prestadora de Água e Esgoto115Prestadora de Energia Elétrica116
Prestadora de Gás Canalizado117Transporte Público118
Child Helpline123Ministério Público127
Hora Certa130
Assistência a Dependentes Químicos
132
 Anatel
1331
1332
Despertador Automático134
Ministério da Previdência Social135Sistema Único de Saúde136
Governo Federal138Centro de Valorização da Vida141
Banco Central do Brasil145Receita Federal do Brasil146
Justiça Eleitoral148Vigilância Sanitária150
Procon151Ibama152
Guarda Municipal153Detran154
Serviço Estadual155Informações sobre emprego (SINE)157
Delegacias Regionais do Trabalho158Poder Judiciário159
Administração Pública Área de Saúde
160Disque Denúncia Atos do Governo161
Ouvidorias Públicas162Disque Idoso165
ANTT166Aneel167
Petrobrás (Incidentes)168Prefeitura do Rio de Janeiro174+6

Serviços de Apoio a Telefonia
*As ligações podem ser tarifadas como local
Código de Acesso ao Assinante
102
Central de Intermediação de Comunicação Telefônica para pessoas com deficiência auditiva 
142

Prestadoras de Telefonia Fixa
*As ligações são gratuitas
 CTBC TELECOM 103 + 12 HOJE 103 + 46
 FONAR 103 + 13
 BT COMMUNICATIONS
 103 + 47
 BRASIL TELECOM/OI 103 + 14 CAMBRIDGE 103 + 49
 TELEFONICA/VIVO 103 + 15 OSTARA 103 + 53
 TRANSIT 103 + 17 ESPAS 103 + 56
 SPIN 103 +18 ITA VOICE 103 + 57
EMBRATEL 103 + 21STELLAR 103 + 58
 DIALDATA 103 + 24 NEXUS 103 + 61
 GVT 103 + 25 OPTION 103 + 62
 IDT 103 + 26 HELLO BRAZIL 103 + 63
 AEROTECH 103 + 27 CGB VOIP 103 + 65
 T-LESTE 103 + 29 DOLLARPHONE 103 + 71
 OI 103 + 31 LOCAWEB 103 + 72
 CONVERGIA 103 + 32 PLUMIUM 103 + 73
 ETML 103 + 34 CABO SERVICOS 103 + 74
 EASYTONE 103 + 35 VIPWAY 103 + 75
 DSLI VOX 103 + 36 SMART VOIP 103 + 76
 GOLDEN LINE 103 + 37 DATORA 103 + 81
 TELECOM SOUTH AMERICA 103 + 38 AMERICA NET 103 + 85
 ESPELHINHOS 103 + 39 HIT TELECOM 103 + 87
 TIM 103 + 41 KONECTA 103 + 89
 GT GROUP 103 + 42 FALKLAND 103 + 91
 SERCOMTEL 103 + 43 AMIGO TELECOM. 103 + 96
 GLOBAL CROSSING 103 + 45 ALPHA NOBILIS 103 + 98

Prestadoras de Telefonia Celular
*As ligações são gratuitas
 NEXTEL 105 + 0 CTBC 105 + 5
SERCOMTEL105 + 1TIM105 + 6
 CLARO 105 + 2 OI 105 + 7
 14 BRASIL TELECOM 105 + 3 VIVO 105 + 8

Prestadoras de TV por Assinatura
*As ligações são gratuitas
CABO TELECOM 106 + 00
BVCi - BOA VISTA TV A CABO 106 + 01
SIM TV 106 + 03
 FLEXTV 106 + 04
TVC - TV CABO MOSSORÓ 106 + 06
VIAMAX DIGITAL 106 + 07
SKY BRASIL  106 + 11
CTBC - TV 106 + 12
 ITAPEMA TV A CABO 106 + 13
 TELEFONICA TV DIGITAL - BRASIL 106 + 15
ORM CABO 106 + 16
 NET - CATANDUVA/SP  106 + 17
 TV A CABO - CABONNET 106 + 18
TV A CABO SÃO PAULO LTDA 106 + 20
 NET 106 + 21
 NET - ANGRA DOS REIS/RJ 106 + 24
 SUPERTV 106 + 30
 OI - TV 106 + 31
TV UNIÃO - CANAL 56 106 + 37
 SMTV DIGITAL (SERCOMTEL) 106 + 43
 TRANSCABO TV - JARAGUÁ/SC 106 + 47
 TRANSCABO TV - CONCÓRDIA/SC 106 + 48
 TRANSCABO -  LAGES/SC 106 + 49
 TRANSCABO - JOAÇABA/SC 106 + 50
 TVA - BALNEARIO CAMBORIU/SC 106 + 52
 VIA CABO 106 + 53
DTHI - BRASIL 106 + 55
NET - Fortaleza/CE; NET - BARBALHA/CE; NET - CARIRIAÇU/CE; NET - CRATO/CE; 
NET - JUAZEIRO DO NORTE/CE; NET - MISSÃO VELHA/CE; NET - SOBRAL/CE; 
NET - CAUCAIA/CE
 106 + 60
ITSA
 106 + 61
TV CABO SÃO PAULO - CORONEL BARROS/RS; TV CABO SÃO PAULO - ENTRE-IJUIS/RS; 
TV CABO SÃO PAULO - IJUÍ/RS; TV CABO SÃO PAULO - SANTA ROSA/RS; 
TV CABO SÃO PAULO - SANTO ÂNGELO/RS; SAT TV A CABO - PERUÍBE/SP
 106 + 66
NET - BARRO PRETO/BA; NET - BUERAREMA/BA; NET - CANDEIAS/BA; 
NET - FEIRA DE SANTANA/BA; NET - ILHÉUS/BA; NET - ITABUNA/BA; 
NET - ITAJUÍPE/BA; NET - ITAPARICA/BA; NET - ITAPE/BA; NET - JUAZEIRO/BA; 
NET - LAURO DE FREITAS/BA; NET - MADRE DE DEUS/BA; NET - PETROLINA/PE; 
NET - SALINAS DA MARGARIDA/BA; NET - SALVADOR/BA; NET - SIMÕES FILHO/BA; 
NET - URUÇUCA/BA; NET - VERA CRUZ/BA; NET - VITORIA DA CONQUISTA/BA
 106 + 71
NET - UBATUBA/SP; NET - CARAGUATATUBA/SP 
 106 + 73
TVA 106 + 77
 NET - SÃO JOSÉ/SC 106 + 87
JET 106 + 88
 TVC - NET 106 + 91
 NET - OSASCO/SP  106 + 93
NET - UMUARAMA/PR 106 + 95
 CLARO TV 106 + 99

Esta informação é gratuita e está disponível para que a imprima, copie ou distribua como desejar, contanto que compartilhe a pesquisadora Glaucia Cerioni ~ glauceri@terra.com.br.
No entanto seus Direitos Autorais proíbem sua venda de qualquer forma, exceto pelo editor/autora.


Copyright© 2015 ~  Glaucia Cerioni ~ Todos os Direitos Reservados