quarta-feira, 12 de junho de 2013

Bandeira do Brasil





Constelação do hemisfério Sul e menor do céu, próxima ao pólo Sul. É também chamada de Crux, palavra latina que significa cruz. O nome provém da disposição de suas quatro estrelas mais brilhantes, que, vistas do hemisfério Sul, formam o desenho de uma cruz. A estrela menos brilhante é chamada de nebulosa escura, sendo mais conhecida como Saco de Carvão. A parte maior da cruz aponta para o pólo Sul Celeste. Perfeitamente visível do Brasil, essa constelação é um símbolo bastante significativo para os brasileiros. O nome da antiga moeda brasileira, o cruzeiro, foi inspirado nela. Na bandeira nacional, em que as estrelas brancas sobre o círculo azul representam os estados brasileiros, estão presentes as quatro estrelas mais brilhantes do Cruzeiro do Sul e a quinta, de menor grandeza: Gama (Bahia),
Delta (Minas Gerais), Alfa (São Paulo), Beta (Rio de Janeiro) e Épsilon (Espírito Santo). A posição relativa dessas estrelas corresponde ao instante do dia sideral da Proclamação da República, quando a constelação do Cruzeiro do Sul estava vertical em relação ao horizonte do Rio de Janeiro. Na Antiguidade, essa constelação era visível para os povos da Babilônia e da Grécia, que a consideravam parte da constelação do Centauro. Com o tempo, a constelação foi-se deslocando para o sul, por causa da precessão da Terra (movimento circular do eixo terrestre). Essa constelação é usada como bússula.

Cada vez que um Estado é extinto retira-se sua estrela. Quando ocorre uma fusão, apenas uma permanece para representar o novo Estado. Novas estrelas podem ser acrescentadas, na medida da criação de novos Estados, sempre obedecendo à configuração original. A capital federal é representada pela estrela polar do sul, em torno da qual todas as demais tem um movimento aparente. A seguir, uma descrição mais detalhada da relação entre as estrelas da bandeira e os Estados brasileiros.
Não devemos entender as estrelas representadas na bandeira como um "aspecto do céu". Na verdade é como se estivéssemos com uma esfera celeste em nossas mãos: as constelações ficam invertidas.
Cruzeiro do Sul (Cru) Escorpião (Sco)
Estrela Nome Magnitude Estado
Acrux 1 São Paulo
Mimosa 2 Rio de Janeiro
Gacrux 2 Bahia
Pálida 3 Minas Gerais
Intrometida 4 Espírito Santo
Cruzeiro do Sul é uma das mais significativas constelações do céu meridional. Sua estrela alfa, também chamada Estrela de Magalhães, passa no meridiano da cidade do Rio de Janeiro no início da manhã de 15 de novembro. A constelação é uma referência para se localizar o ponto cardeal Sul, basta prolongar o eixo maior da cruz cerca de quatro vezes, na direção da sua base, e então imaginar uma vertical até um ponto do horizonte: ali será o Sul.
Estrela Nome Magnitude Estado
Antares 1 Piauí
Graffias 3 Maranhão
Wei 2 Ceará
Sargas 2 Alagoas
- 3 Sergipe
Girtab 3 Paraíba
Shaula 2 Rio Grande do Norte
- 3 Pernambuco
Cão Maior e Triângulo Austral (CMa e TrA)
Estrela Nome Magnitude Estado
Sírius 1 Mato Grosso
Mirzam 2 Amapá
Muliphem 3 Rondônia
Wezen 2 Roraima
Adhara 3 Tocantins
Atria 2 Rio Grande do Sul
- 3 Santa Catarina
- 2 Paraná
Cão Maior possui a estrela mais brilhante do firmamento: Sírius é branco azulada e está a 8,7 anos-luz do Sol. Quatro estrelas do Cão Maior estão atualmente na bandeira; representam Mato Grosso, Tocantins (criado em 1988), Rondônia (que se tornou Estado em 1981) e Amapá (1988).
Triângulo Austral é uma constelação um pouco maior que sua irmã dos céus do norte, a constelação do Triângulo. Suas três estrelas principais representam os Estados da Região Sul.
Texto adaptado da Resenha
"O Céu da Bandeira" © de J.R.V.Costa. www.zenite.nu 




















Cão Menor, Hidra Fêmea, Virgem, Carina e Oitante (CMi, Hya, Vir, Car e Oct)
Estrela Nome Magnitude Estado
Prócion 1 Amazonas
Alphard 2 Mato Grosso do Sul
Canopus 1 Goiás
Spica 1 Pará
- 3 Acre
- 5 Distrito Federal
Cão Menor é uma pequena constelação próxima de Orion, localizada facilmente graças a sua estrela mais brilhante, Prócion, a 11,3 anos-luz de distância. Sendo a única estrela que pertence ao hemisfério celeste Norte, Prócion foi designada para significar que o país também possui parte de seu território no hemisfério Norte.
Hidra Fêmea, Hidra Serpente do Mar ou simplesmente Hidra, é uma ampla constelação cuja estrela mais brilhante é Alphard, a 148 anos-luz. Hidra Fêmea tem apenas duas estrelas na bandeira, representando os Estados do Mato Grosso do Sul (criado em 1979) e Acre (que se tornou Estado em 1962).
Virgem é uma bela constelação zodiacal, ligada a figura feminina e à agricultura. Na bandeira, apenas a estrela mais brilhante de Virgem (Spica) está representada. Ela figura solitária, acima da faixa "Ordem e Progresso", também para significar que o Brasil estende parte de seu território ao hemisfério Norte.
Carina é o casco do navio Argus, figurada na bandeira em memória da navegação. Apenas Canopus está representada, a segunda estrela mais brilhante em todo o firmamento.
Oitante é uma constelação circumpolar de brilho fraco. Sua estrela sigma indica, aproximadamente, o pólo celeste Sul. Do nosso ponto de vista, é em torno dela que giram todas as demais estrelas do firmamento. Por causa desta posição de destaque, Sigma do Oitante foi escolhida para representar o Município Neutro da União (Brasília). Nenhuma outra estrela conferiria tal destaque.

    Abaixo, oferecemos uma lista das Estrelas, Notação Científica, Magnitude e Estado da Federação devendo o leitor buscar e estudar devidamente o sentido esotérico das mesmas.
Nome Notação Científica Mag. Estado
Procion Alfa Cão Menor 1 Amazonas
Alphard Alfa Hidra Femea 2 Mato Grosso do Sul
Canopus Alfa Carina 1 Goiás

Spica Alfa Virgem 1 Pará

* Gama Hidra Femea 3 Acre

* Sigma Oitante 5 Distrito Federal

Sírius Alfa Cão Maior 1 Mato Grosso
Mirzam Beta Cão Maior 2 Amapá
Muliphem Gama Cão Maior 3 Roraima
Wezen
Delta
Cão Maior 2 Rondônia
Adhara Epsilon Cão Maior 2 Tocantins
 
Atria
Alfa
Triângulo Austral
2
Rio Grande do Sul

* Beta Triângulo Austral 3 Santa Catarina

* Gama Triângulo Austral 3 Paraná

Antares Alfa Escorpião 1 Piauí

Graffias Beta Escorpião 3 Maranhão

Wei Epsilon Escorpião 2 Ceará
Sargas Teta Escorpião 2 Alagoas
* Iota Escorpião 3 Sergipe
Girtab Kapa Escorpião 3 Paraíba

Shaula Lambda Escorpião 2 Rio Grande do Norte

* Mu Escorpião 3 Pernambuco

Acrux Alfa Cruzeiro do Sul 1 São Paulo

Mimosa Beta Cruzeiro do Sul 2 Rio de Janeiro
Gacruz Gama Cruzeiro do Sul 2 Bahia
Palida
Delta
Cruzeiro do Sul 3 Minas Gerais
Intrometida Epsilon
Cruzeiro do Sul
3 Espirito Santo
*Estas Estrelas não apresentam nomes tradicionais conhecidos.
 
Pesquisa: por Glaucia Cerioni - www.glauciacerioni.blogspot.com.br

Copyright© 2013 ~ 
 Glaucia Cerioni ~ Todos os Direitos Reservados
Esta mensagem pode ser compartilhada com outras pessoas desde que os direitos autorais sejam respeitados, citando o autor e o link: www.glauciacerioni.blogspot.com.br
Gratidão!

Um comentário:

Glaucia Cerioni disse...

Favor enviar Energia de Equilíbrio para as manifestações que estão ocorrendo no Brasil!
A aproximados 10 dias estamos vivendo um momento histórico no Brasil, onde um povo de Paz sai às ruas em marcha Pacífica para chamar atenção aos direitos do Cidadão.
Hoje, Agora em mais de 100 cidades milhares de pessoas estão nas Ruas, e neste momento Quântico de Nascimento de uma Humanidade Universal na Consciência Coletiva da Família da Humanidade. Que estejam Seguras!
É uma alegria as mudanças de CONSCIÊNCIA acontecendo no Quantum Coletivo ao longo deste tipo de manifestação. Todavia pelo ato violento de poucos, muito poucos, também amplifica-se um sentido de Medo em alguns...

Que todos possam canalizar mais de sua própria Essência de Totalidade, e seja este um momento onde se fortalece a Consciência de cada Ser Humano Evolucionário para com Seus Próprios Pensamentos, Palavras, Emoções e Ações, fundamentando a Energia do Amor, Responsabilidade, Alegria, Respeito, Harmonia, Paz e gerando frutos de Empoderamento Puro, Liberdade Pura!

Gratidão!

Lembrando que Hoje é 20 de Junho de 2013 ~ Solstício de Inverno! .... FELIZ SOLSTÍCIO ... HAPPY SOLSTICE ...