quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Como Construir um Sistema de Coleta de Água da Chuva

Você sabia que sua calha de telhado pode recolher, em média, cerca de 600 litros de água da chuva por mês? Não deixe que toda essa água vá para o lixo! Você pode fazer um sistema de coleta de água da chuva com menos de cem reais, e armazenar centenas de litros de água para usar em seu jardim ou para outros fins. Leia o artigo abaixo, para aprender como construir e preparar a sua própria unidade de armazenamento de água de chuva.


Método 1 de 4: Conseguindo alguns Barris de Armazenamento

  1. Build a Rainwater Collection System Step 1 Version 2.jpg
    1
    Obtenha um ou mais barris de armazenamento de água. Você pode comprar on-line, mas é sempre mais barato obter um barril usado de uma empresa ou de uma indústria (apenas certifique-se de limpá-lo cuidadosamente com água e sabão). Um barril de armazenamento de água de chuva também pode ser feito a partir de uma grande lata de lixo de plástico. Opte por um barril que possa armazenar de 30 a 60 litros de água.
    • Se você decidir obter um barril usado, saiba o material que ele armazenava. Não compre barris que anteriormente armazenaram petróleo, pesticidas, ou qualquer outro tipo de substância tóxica. É muito difícil limpar esses produtos químicos do interior do vasilhame, então, usá-los é demasiado arriscado.
    • Se você está pensando em coletar uma grande quantidade de água, compre dois ou três barris. Você pode ser capaz de conectá-los, para que façam todos parte do mesmo sistema de coleta de água. Desta forma você pode ter centenas de litros de água à sua disposição.
    Anúncio
  2. Build a Rainwater Collection System Step 2 Version 2.jpg
    2
    Obtenha alguns suprimentos e ferramentas adicionais para instalar o sistema. Tudo aquilo que você precisa para construir e instalar o seu sistema de coleta de água da chuva pode ser facilmente apanhado em uma loja de ferragens ou de casa e jardim. Descubra o que você já tem à mão, e - em seguida - reúna os seguintes itens:
    • 1 torneira simples (de mangueira) de 1 polegada, e roscas para que você possa instalar em seu tambor de chuva;
    • 1 acoplamento de mangueira;
    • 1 bucha;
    • 1 rosca com um adaptador de mangueira de 1 polegada;
    • 1 porca;
    • 4 arruelas de metal;
    • Fita de encanamento, do tipo teflon;
    • 1 bisnaga de cola de silicone, para vedação;
    • 1 cotovelo de calha (de alumínio) em forma de "S". Ele servirá para direcionar a água direto de sua calha para o seu tambor de armazenamento.
    • 1 pedaço de tela de alumínio para manter as folhas, insetos e outros materiais fora da água a ser armazenada.
    • 4 a 6 blocos de concreto.

Método 2 de 4: Construindo a Plataforma dos Barris

  1. Build a Rainwater Collection System Step 3 Version 2.jpg
    1
    Nivele a área próxima à sua calha. A calha é o tubo de metal ou de plástico que sai de seu telhado e vai para o chão: ela tem o objetivo de evitar quedas d’água de chuva no entorno do telhado, coletando toda a água que escorre e direcionando-a para um ponto específico do seu quintal ou varanda. Para seu sistema de coleta de água de chuva, você vai simplesmente redirecionar a água da calha diretamente para seu tambor de armazenamento. Por isso você vai precisar preparar uma plataforma numa área bem próxima à sua calha. Limpe todas as pedras e outros detritos do espaço em questão. Se o terreno não for plano, tome uma pá e remova a terra de forma suficiente para achatar uma área grande para acomodar o número de barris que você pretende usar no sistema.
    • Se sua calha estiver voltada para uma calçada de concreto ou para uma varanda inclinada, considere construir uma superfície nivelada para que você possa dispor os barris.
    • Se você tem mais de uma calha em sua casa, opte por colocar os barris na que estiver mais perto de seu jardim, de modo que a água que você coletar já esteja próxima ao principal local de uso.
  2. Build a Rainwater Collection System Step 4 Version 2.jpg
    2
    Use cascalho para a base da plataforma. Isto irá fornecer uma melhor drenagem de água em torno dos tambores, também ajudando a manter possíveis focos de infiltração longe da fundação da sua casa. Cave um retângulo de 5 polegadas de profundidade na área que você nivelou, e preencha-o com meia polegada de cascalho.
    • Pule esta etapa se sua calha esvazia a água da chuva em uma calçada de concreto ou pátio já devidamente nivelado.
  3. Build a Rainwater Collection System Step 5 Version 2.jpg
    3
    Empilhe alguns blocos de concreto em cima do cascalho. Coloque-os de lado para criar uma pequena plataforma. Ela deve ser larga e resistente o suficiente para manter os barris de chuva e seu peso. Em hipótese alguma a plataforma deve ficar “torta” ou desnivelada: caso ela esteja desta forma, os barris podem tombar conforme forem se enchendo de água.

Método 3 de 4: Instalando a Torneira e a Válvula de Respiro

  1. Build a Rainwater Collection System Step 6 Version 2.jpg
    1
    Faça um furo no barril para instalar a torneira. Ele deve ser alto o suficiente para que você possa deixar um balde ou um jarro abaixo da torneira, reaproveitando assim a água. Faça um buraco no tamanho adequado do engate da torneira que você comprou, para que o encaixe se ajuste corretamente.
    • O tamanho recomendado neste artigo é o padrão para uma torneira: se você estiver usando um tamanho de torneira diferente, porém, certifique-se de fazer o furo do tamanho correto para que ela se encaixe na lateral do barril.
  2. Build a Rainwater Collection System Step 7 Version 2.jpg
    2
    Passe uma pequena corda de silicone no entorno do buraco feito. Faça isto tanto no interior quanto no exterior do buraco.
  3. Build a Rainwater Collection System Step 8 Version 2.jpg
    3
    Prenda a torneira. Coloque o espigão e o acoplamento traseiro. Use a fita de teflon (veda rosca) para embrulhar as extremidades rosqueáveis. Coloque uma anilha sobre a extremidade rosqueada do acoplamento através do orifício no cilindro (a partir do exterior). Deslize a outra anilha sobre o buraco, a partir do interior. Rosqueie a bucha para segurar a torneira no lugar.
    • Siga as instruções de seu produto. Você pode precisar anexá-lo de forma diferente do que a especificada aqui.
  4. Build a Rainwater Collection System Step 9 Version 2.jpg
    4
    Faça uma “válvula de descarga”. Perfure um segundo furo de alguns centímetros, próximo ao topo do barril (como na foto acima). Ele deve ser do mesmo tamanho que o primeiro buraco perfurado, ou menor. Da mesma forma que na instalação da torneira, passe uma pequena corda de silicone ao redor do buraco. Fixe o adaptador de mangueira do lado de fora, e rosqueie por dentro para apertar bem. Não se esqueça de usar o veda rosca de teflon para as áreas rosqueadas. Agora seu barril possui uma válvula de escape, ou descarga, a qual você pode ligar uma mangueira diretamente.
    • Se você possui um segundo barril, use-o como “barril de transbordamento”. Você vai precisar apenas perfurar um terceiro furo no primeiro barril, que servirá como válvula, e preparar o próximo barril em seguida. Para o barril de transbordamento, faça um furo nele e depois fixe o adaptador de mangueira como orientado nos passos anteriores (se ele ainda estiver sem uma torneira, considere fazer a instalação). Comunique os dois barris com uma mangueira e pronto!
    • Se você estiver usando um terceiro barril faça a mesma conexão do segundo para o terceiro (faça uma válvula de escape no terceiro barril também, para que a água em excesso escorra). O terceiro e demais barris devem possuir todos uma torneira.

Método 4 de 4: Montando o Sistema de Coleta

  1. Build a Rainwater Collection System Step 10.jpg
    1
    Conecte o cotovelo em forma de “S” na calha. Deixe o barril na plataforma ao lado da calha e verifique em que ponto o cotovelo deverá ser instalado. Faça as devidas marcações para que o cotovelo fique a cerca de uma polegada de distância do topo do tambor de coleta. Você precisará anexar o cotovelo à calha para que a água caia diretamente no barril. Use uma serra para cortar a calha na marca feita. Anexe o cotovelo à calha. Prenda-o no lugar com braçadeiras e parafusos, verificando se eles estão devidamente apertados.
    • Faça as medições adequadamente, de forma que o cotovelo realmente esteja sobre a abertura do barril. Esta é a única forma de se coletar a água da chuva com eficiência, e sem desperdícios.
  2. Build a Rainwater Collection System Step 11.jpg
    2
    Faça uma pequena abertura no barril, para conectá-lo ao cotovelo. Se o tambor possuir uma tampa, utilize uma serra de arco para cortar um furo suficientemente grande para o escoamento da água. Cubra a área sobre o buraco com uma tela de metal.
  3. Build a Rainwater Collection System Step 12.jpg
    3
    Coloque uma tela também na parte superior da calha. Isso vai evitar que folhas e outros detritos corram pela calha, criando uma obstrução em seu sistema de coleta.
  4. Build a Rainwater Collection System Step 13.jpg
    4
    Verifique se as conexões com os barris adicionais estão devidamente encaixadas. Se você tem barris extras, prepare-os e conecte como orientado.

Dicas:
  • Limpe regularmente suas calhas para remover o excesso de detritos e evitar possíveis entupimentos.
  • Procure ter por perto alguns baldes para movimentar a água armazenada nos barris em direção aos cômodos ou locais da casa onde a água será reaproveitada.
  • Barris e calhas de plástico são extremamente duráveis.
  • Mantenha sua calha livre de detritos, particularmente de sementes de árvores. Elas podem facilmente entupir qualquer calha, mesmo a de melhor qualidade.
  • Lembre-se que a água de chuva não pode ser bebida, mas é muito útil ao ser usada na lavagem de pratos, banhos, rega das plantas, etc. Se você deseja tornar a água potável, porém, ferva-a vigorosamente durante 1 a 3 minutos para matar as bactérias, parasitas e vírus. Depois de deixar a água arrefecer à temperatura ambiente, despeje-a em um jarro de filtro, com um filtro novo e limpo. Seu filtro irá reduzir a quantidade de metais mais pesados na água, produtos químicos e outros contaminantes à níveis seguros para o uso temporário. Você também pode optar por um destilador à vapor para purificar a água, desta forma ela poderá ser usada para beber e cozinhar. A destilação a vapor remove mais impurezas do que os filtros comuns.
Avisos:
  • Água coletada a partir de alguns telhados também vão apresentar componentes químicos da composição das telhas.
  • Algumas regiões podem apresentar o fenômeno da chuva ácida que atualmente, trata-se de um dos principais problemas ambientas nos países industrializados. Ela é formada a partir de uma grande concentração de poluentes químicos, que são despejados na atmosfera diariamente. Estes poluentes, originados principalmente da queima de combustíveis fósseis, formam nuvens, neblinas e até mesmo neve.
  • Verifique se o armazenamento de água de chuva é uma atividade legalizada em sua cidade. Em alguns municípios é ilegal coletar e armazenar qualquer tipo de água para reutilização.
  • Não beba água da chuva, sem tratá-la primeiro. Em uma cidade grande, a chuva pode apresentar vários fatores contaminantes. No campo e nas florestas a água é naturalmente mais limpa. O que se pode garantir, porém, é que não existe água de chuva pura, composta só de água, em nenhum lugar do mundo. Isso porque quando as gotinhas de chuva se formam, elas reúnem um pouco de tudo o que está na atmosfera ao redor. Assim, o coquetel chuvoso tem água, é claro, mas também partículas sólidas e gases que ficam em suspensão. No campo, a chuva costuma ser rica em cálcio e potássio vindos do solo. No litoral, os temporais devolvem o sódio que evaporou com o sal da água do mar, a água pode apresentar-se mais salobra. Nas cidades grandes, principalmente, é mais perigoso consumi-la.
Esta informação é gratuita e está disponível para que a imprima, copie ou distribua como desejar, contanto que compartilhe a pesquisadora Glaucia Cerioni ~ glauceri@terra.com.br.
No entanto seus Direitos Autorais proíbem sua venda de qualquer forma, exceto pelo editor/autora.

Copyright© 2015 ~  Glaucia Cerioni ~ Todos os Direitos Reservados

2 comentários:

Unknown disse...

Alerte que nunca, eu disse nunca deveSE usar a água coletada de telhados para beber, mesmo fervida, nem mesmo para banho, evitar inclusive o contato com a pele, esta água somente pode ser usada para ser jogada na privada e no máximo lavar áreas externas e com desinfetante. Tudo isso porque esta água certamente estará contaminada com fezes de aves. MUITA ATENÇÃO !!! Favor publicar um alerta !!!

Glaucia Cerioni disse...

Grata por sua observação Maurício!